nossas fazendas

A nossa meta é alcançar 1 milhão de hectares de terras regeneradas no Brasil até 2030.

Conheça as fazendas que dão início a nossa trajetória.

A Rizoma nasceu em fevereiro de 2018 com a missão de levar a agricultura regenerativa para a larga escala no Brasil multiplicando sistemas agrícolas integrados para 1 milhão de hectares de terras no país. No estágio atual da nossa operação, contamos com duas fazendas que juntas somam uma área superior a 1.500 hectares de agricultura regenerativa com sistemas integrados de agrofloresta e silvipastoril intensivo já implantados.

Ambas as fazendas estão estrategicamente localizadas em São Paulo, próximas às principais instituições brasileiras de pesquisa agrícola, para garantir que a nossa equipe possa trabalhar em conjunto com tais instituições no aprimoramento e no desenvolvimento de técnicas agroecológicas.

Ao longo dos próximos anos, nossas fazendas contarão com múltiplos cultivos com projeções surpreendentes tanto no âmbito do retorno financeiro como na redução impacto ambiental. O nosso objetivo é transformá-las em verdadeiras potências de produção agrícola regenerativa, inspirando a adoção de um novo padrão de agricultura para os produtores brasileiros e contribuindo para uma transformação global da produção agrícola em larga escala.

Rizoma Zero

Toca

A Fazenda da Toca é uma propriedade de 2.300 hectares localizada em Itirapina, a 200 km da capital de São Paulo. A fazenda é dedicada a produção de alimentos orgânicos, que carrega em seu DNA, assim como nós, o propósito de conectar e co-criar iniciativas que regenerem a natureza. Parte das terras da Fazenda da Toca foram arrendadas pela Rizoma e hoje abrigam sistemas agroflorestais (SAFs) que otimizam o uso da terra e ajudam a diversificar a produção agrícola com a integração de espécies nativas. Os benefícios dos SAFs incluem eficiência no sequestro de carbono, conservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, melhora na qualidade do solo e redução do uso de aditivos químicos, além da possibilidade de produção de alimentos mais nutritivos.

Generic placeholder image
Área Plantada
350 ha
Generic placeholder image
Coordenadas
-22.216478 e
-47.742315
Generic placeholder image
Região
Itirapina/SP
Generic placeholder image
Cultivos e Animais
Limão Tahiti, Limão Siciliano, Milho Orgânico e espécies anuais
Generic placeholder image
Sistema Regenerativo
Sistemas Agroflorestais
Generic placeholder image
Área Plantada
800 ha
Generic placeholder image
Coordenadas
-22.9087244 e
-49.1235684
Generic placeholder image
Região
Iaras/SP
Generic placeholder image
Cultivos e Animais
Milho orgânico, Soja Orgânica, Soja não transgênica, Trigo, Aveia, Pastagem e Pecuária Orgânica
Generic placeholder image
Sistema Regenerativo
Integração Lavoura Pecuária, Sistema Silvipastoril Intensivo e Pastejo Rotacionado

Rizoma Um

Takaoka

Localizada no município de Iaras, sudoeste de São Paulo, a Fazenda Takaoka iniciou as suas atividades em 1995. A Rizoma arrendou, em 2018, 1.000 dos seus 4.000 hectares de extensão, nos quais foram implantados os sistemas silvipastoril intensivo, integração lavoura pecuária e pastejo rotacionado. O plantio da Rizoma Um foi iniciado em setembro de 2018 e a primeira colheita está prevista para março/abril de 2019, quando fazenda receberá também cerca de 1.250 cabeças de gado.